“Guerra-Peixe por Guerra-Peixe”, assim podemos definir as diretrizes adotadas neste projeto realizado com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural.

Com um olhar extremamente crítico tanto de sua obra quanto de tudo o que acontecia ao seu redor, participando dos movimentos culturais mais importantes de sua época, César Guerra-Peixe (1914-1993) nos deixou um importante legado artístico, não só por suas belas e inspiradas composições, mas também através de suas realizações como pesquisador, professor e ensaísta.

 

Sob este prisma, o Projeto Guerra-Peixe torna acessível além de um inédito catálogo on line, uma seleção de textos relevantes – resultado de suas pesquisas sobre a música folclórica brasileira, cronologias demonstrando os traços evolutivos de sua produção musical e um também inédito método de técnica violinística.

Através da “linha da vida” podemos constatar os principais acontecimentos que marcaram suas atividades, afirmando seus valores culturais, demonstrado pelo conjunto e significado de sua obra.

Como parte integrante do projeto foi gravado um CD de áudio – Tributo a Guerra-Peixe, com repertório camerístico de obras selecionadas de diversos períodos e estilos, com arranjos para harmônica, violoncelo e piano.

Acreditamos que, através da difusão da obra de César Guerra-Peixe, estaremos contribuindo não só para divulgação de um dos mais importantes autores nacionais, mas também para a afirmação e a reflexão sobre a cultura e a identidade musical brasileira em toda a sua magnitude.